Definir o quanto cobrar por um determinado produto não é uma das atividades mais triviais. Requer bastante estudo, análises aprofundadas e que estejam congruentes com o planejamento estratégico da empresa.

O Preço é de fato um dos componentes mais importantes do composto de marketing (4 p`s – Preço, Praça, Produto e Promoção), ele é o único capaz de gerar receita e sua definição deve ser muito bem executada. O preço deve ser atrativo e ao mesmo tempo capaz de bancar toda a estrutura de custos de uma empresa.

Usualmente estas são as estratégias mais utilizadas:

  1. Preço de Custo + (Markup/Margem de Contribuição): Consiste em adicionar ao preço custo o valor correspondente ao mark-up/margem de contribuição.
  2. Price Skimming: O preço do produto inicialmente é definido com valor alto. Á medida que o mercado vai se ajustando e com a concorrência mais atuante, o preço é rapidamente baixado para manter o mercado e frustrar a concorrência.
  3. Preço Competitivo: Estabelece preço de produto imediatamente abaixo da concorrência.
  4. Preço de Penetração: Estratégia adotada para novos entrantes no mercado/lançamento. Preço baixo inicialmente para ganhar mercado e depois regulariza o valor.
  5. Orientada ao mercado: Nesta estratégia o empresário se orienta por pesquisas na concorrência e publico alvo, ou seja, de acordo com as variações dos preços da concorrência ele decide acompanhar, ou não, as variações.

Quando for pensar sua estratégia de pricing, é ideal que ela siga a estratégia global de sua empresa e desta forma reflita suas necessidades. Por exemplo, se sua empresa estiver entrando no mercado, talvez você possa utilizar a estratégia de penetração no mercado. Agora, se sua empresa já está estabelecida, as estratégias tendem a ser outras.

É extremamente importante que você tenha em mente que precisará utilizar uma estratégia diferente de acordo com a maturidade de seu negócio. Lembre-se: estratégias de pricing podem ser facas de dois gumes, ao mesmo tempo que você atrai determinado grupo de clientes, você poderá afastar outros – isto depende do posicionamento da marca.

Além destas estratégias mencionadas aqui, temos outras que podem ser utilizadas, como por exemplo, preço premium, preço por absorção, e outros.

Antes de definir uma estratégia de precificação você precisará investir um bom tempo na definição do seu público alvo, estude, faça pesquisas regulares, saiba quais as necessidades e antecipe-se a elas. Nos tempos atuais, utilize bem as redes sociais, boa parte das informações necessárias para sua pesquisa estão lá.

Um abraço e até a próxima!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Especialista em varejo e negócios e idealizador do Varejo em Rede e do Clube do Comprador. Entre em contato: [http://linkedin.com/in/alexandregasparini]

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *