Novembro é um mês bastante desafiador para vários negócios, um pouco mais para varejistas.

São ao todo 3 feriados em sequência, sendo dois deles no meio da semana, o que possibilitará o famoso “enforcamento”, ou se você preferir, um emendão.

Pois bem, não estou discutindo a questão do número de feriados que temos, e sim as suas consequências. No caso de feriados prolongados, temos duas situações bem relevantes, a primeira é que boa parte das lojas fica fechada sem gerar caixa e a segunda diz respeito ao bolso do consumidor, que neste caso fica bastante dividido.

Quem puder viajar vai gastar seu dinheiro com diversão e se sobrar, quem sabe fará outras compras.

É obvio que em empresas que atuam com metas bem estabelecidas, este número de feriados foi devidamente contemplado, e seus valores adequados, porém, o varejo é um ambiente extremamente competitivo. Perder oportunidades em um mês com um número reduzido de dias úteis poderá ser fatal para qualquer estratégia.

Pensando nisso nós separamos algumas dicas práticas e que podem ser implementadas sem grandes transtornos. Se liga ai…

  1. Mantenha o foco do time no que realmente interessa.É muito normal em períodos de feriado prolongado e quebrando a semana, que os funcionários diminuam a pegada e se dispersem. O papel da liderança será fundamental – faça reuniões rápidas no inicio dos turnos, compartilhe os números, estabeleça as metas do dia.
  2. Aproveite as oportunidades no inicio do mês. Não deixe para a famosa semana do fechamento, pois, o tempo pode não ser suficiente. Aqui a preocupação é nadar e morrer na praia. Busque aumentar a conversão de vendas.Trabalhe o aumento do ticket médio, pois, isto facilitará o atingimento das metas.
  3. Prepare ofertas que possibilitem a venda de produtos complementares e incentive sua equipe para isto.
  4. Acompanhe os indicadores diariamente e corrija rapidamente as dispersões. O que não for possível atingir em uma semana, redistribua para os dias restantes. Distribua esta informação para o time, isto certamente vai aumentar o engajamento.
  5. Entre em contato com os clientes, divulgue as ofertas da semana, aquela que fizer mais sentido para ele.

Nenhuma dessas ações necessitam investimentos, é basicamente mindset e atitude do time.

Desafie-se a fazer o melhor novembro de todos os tempos!

Invista no time, compartilhe e comemore os resultados!

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Especialista em varejo e negócios e idealizador do Varejo em Rede e do Clube do Comprador. Entre em contato: [http://linkedin.com/in/alexandregasparini]

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