Já foi o tempo que os descontos comerciais eram considerados vilões dos resultados das empresas. Hoje ele é um importante aliado de organizações dos mais variados setores da economia e nesse artigo vou apresentar os 5 MOTIVOS PARA DAR DESCONTOS e implementá-lo em suas estratégias de negócios.

Sim, de vilão a mocinho em um piscar de olhos e com muitas possibilidades de uso, portanto, não importa o tamanho de sua empresa, você precisa conhecer os 5 MOTIVOS PARA DAR DESCONTOS imediatamente.

Antes de mais nada, desconto é coisa séria e deve ser acompanhado de perto. Além do valor descontado você deve ficar de olho em outros indicadores, como por exemplo a margem de lucro.

Utilizar essa ferramenta pode trazer enormes benefícios para você e sua empresa, como por exemplo, aumento de vendas e lucratividade.

Portanto, vamos aos 5 motivos para que você utilize descontos e aproveite ao máximo essa ferramenta.

Aumento do volume de vendas – O primeiro dos 5 motivos para dar descontos

Aumentar as vendas é uma boa forma para ajudar a pagar as contas de seu negócio, tendo em vista que os custos fixos ficam mais diluídos.

Além disso, com mais vendas é possível fazer caixa para pagar os fornecedores.

Contudo, é importante ficar de olho na margem de contribuição. Cabe ressaltar que é desconto e não doação de produtos. Fique de olho!!

Aumentar o giro de estoque – O Segundo motivo para dar descontos

Aqui vale a regra: Estoque parado é dinheiro parado.

Uma das formas de aumentar o giro de produtos parados é encontrar o preço ideal para que eles voltem a vender.

Contudo, vá com calma e faça testes para evitar perder muito lucro. Afinal de contas esse deve ser o maior objetivo de sua empresa.

Valorizar bons clientes

Um bom motivo para DAR DESCONTOS é o de criar um maior relacionamento com os clientes existentes e também atrair os novos.

Manter um cliente é mais barato que atrair um novo, dessa forma é importante que você defina uma estratégia para cada situação.

Ou seja, valorize seu cliente atual e invista na atração de novos.

Faça do desconto um enorme aliado de seu negócio.

Melhorar MIX de Margem

Essa é uma das melhores formas e um dos grandes motivos para dar descontos.

Aqui a estratégia é aumentar a margem da empresa oferendo desconto na venda de algum produto em conjunto com outro.

Em outras palavras, você pode dar desconto aumentar as vendas e ainda assim aumentar a margem de lucro de seu negócio.

Por exemplo, faça rebaixa de produtos com mais margem e venda em forma de combo (Produto 1 (margem de 10% + Produto 2 (com desconto e com margem de 30%).

Sem dúvida alguma esse é um dos 5 MOTIVOS PARA DAR DESCONTOS, mais relevantes que você pode implementar em sua estratégia comercial.

Aumentar o valor do ticket médio – O último dos 5 MOTIVOS PARA DAR DESCONTOS

Aumentar o valor do ticket médio é fazer mágica!

Com uma única estratégia utilizando descontos você pode aumentar a venda, fazer girar os estoques e de quebra aumentar a margem de lucro de sua operação.

Cabe ressaltar que aumentar o valor do ticket médio nem sempre é uma tarefa simples, contudo, fundamental se você pretende garantir melhores resultados para sua empresa.

Para te ajudar nessa jornada de incremento do valor do ticket você pode utilizar uma técnica simples – a upsell. A grosso modo é vender um produto mais caro e que atenda às necessidades de seu cliente utilizando a atratividade do desconto.

Frequentemente podemos observar essa estratégia em grandes varejistas que anunciam produtos mais baratos para atrair clientes e posteriormente reverter a venda para um produto mais caro e de melhor margem.

Viu só, saber utilizar os descontos comerciais pode ser uma arma fundamental para que você atinja seus resultados de maneira mais rápida, fácil e consistente.

Contudo, cabe ressaltar que essa estratégia de descontos não deve ser isolada. Você precisa ter em mente outros fatores importantes, como por exemplo a lucratividade de sua empresa e possíveis aumentos dos custos de sua operação.

Bons negócios!!

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Especialista em varejo e negócios e idealizador do Varejo em Rede e do Clube do Comprador. Entre em contato: [http://linkedin.com/in/alexandregasparini]

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