Em relação ao simulador de margem e markup que disponibilizamos aqui para você, tenho algumas considerações importantes.
Nos meus quase 20 anos de atuação em Varejo, trabalhei em diversas áreas, como a comercial / compras, controladoria, pricing, supply, planejamento comercial e outras.
Neste tempo me deparei com vários assuntos extremamente importantes para a lucratividade e eficiência de qualquer negócio de varejo – fluxo de caixa, clusterização, mix de margem, DDE, giro, e outros tantos.
Contudo, um dos mais importantes que destaco é a precificação de mercadorias. Precificar produtos no Brasil é um grande desafio, tendo em vista a complexa legislação e a alta carga tributária que temos por aqui.
Precificar produtos adequadamente vai demandar alguns conhecimentos mais específicos, como por exemplo, a legislação tributária, cadastro de produtos e outros aspectos financeiros. Neste momento, para facilitar o entendimento, estas informações não são abordadas no simulador que enviamos.
Antes de entendermos sobre formação de preços + tributação, precisamos estabelecer qual o melhor modelo de precificação para nosso negócio, ou seja, escolhermos entre o de margem ou markup.
A grosso modo, o markup é um multiplicador que deve ser aplicado ao valor do custo da mercadoria. É comumente confundido com lucratividade, mas não é. Por exemplo, se você pretende obter um markup de 35% em um produto que custou R$100,00, basta multiplicar 1,35*R$100,00 = R$135,00. O lucro de R$35,00 obtido nesta transação é o markup em valor.

O markup não pode ser confundido com lucratividade. Para encontrarmos o valor da lucratividade (ou margem) de uma operação, basta identificar o quanto o valor do lucro da operação representa em relação ao valor da venda. Neste caso, R$35,00 representa 26% do valor da venda, ou seja, uma lucratividade de aproximadamente 26%.
De forma simples também, na formação de preço pelo método de margem, precisamos encontrar um preço de venda que abatido do preço de custo possa representar 35% de lucratividade efetiva. Ou seja, utilizando o mesmo exemplo, precisamos incluir um valor de 53,85 (35%), ao preço de custo. Desta forma o preço de venda deverá ser de R$153,85. Para descobrir o preço de venda e consequentemente o valor da lucratividade, basta dividir o Preço de Compra por (1- Percentual de Lucratividade pretendida), ou seja, no nosso exemplo:Preço de Venda = 100 / (1 – 0,35) = R$153,85

Conforme mencionado, quando falamos markup, não estamos falando de lucratividade. E é neste ponto que temos outro problema, como a lucratividade não é o mesmo que markup, precisamos redobrar a atenção na concessão de descontos em vendas. Se os descontos forem concedidos sem avaliar a lucratividade real, corremos o risco de incorrer em prejuízos.
Muitas organizações preferem utilizar o método de margem para a formação de preços de vendas devido a facilidade na gestão de ofertas promocionais que levam em consideração descontos na venda.
Aproveite o simulador para validar a formação de preço em sua empresa ou em seus produtos.
Um abraço!
Alexandre Gasparini
Coach de Negócios Especialista em Varejo
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