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Sabe aquela história do cara que entra na loja para comprar um parafuso e sai com uma lancha de 50 pés comprada?! Então! O que vou te contar que aconteceu comigo é quase isso, só que diferente…

Como de costume, saí para comprar 4 pães franceses logo cedo. Entrei na padaria com esta meta: preciso ser rápido, minha manhã como de muitos, é corrida, entro, escolho os 4 pãezinhos, coloco na sacola, passo no caixa e vou embora. Compra pequena, rápida e de baixo custo.

Antes de continuar, deixa eu te falar rapidamente como é a tal padaria em termos de atendimento e preço: sempre fui muito bem atendido, com cordialidade sempre! Atendimento de excelência, sabe? As pessoas te reconhecem e sabem suas preferências, te avisam quando tem novidade. E o preço, sabe aquele lance de preço e valor, pois é, isso funciona muito bem por lá. Os preços são maiores que os da concorrência e nem por isso deixam de ter um ótimo fluxo de clientes, tampouco questionam o que pagam, pois, levam não somente pães e outros produtos, tem a percepção que levam valor para suas mesas, que no meu caso não é só percepção

Daí voltando para os meus 4 pãezinhos.. Dia desses, uma funcionária me abordou e disse: Olha, não quer um pão de queijo? Acabou de sair do forno, sente só. Você não vai se arrepender! Disse que não e fui para outro setor da padaria. Ela foi e insistiu, “tem certeza?”. Bom, depois disso acabei comprando para experimentar. É não é que estava incrível mesmo!

Nessa história, paguei mais que o dobro do que pretendia gastar e se não fosse a atitude da vendedora, o ticket médio seria o mesmo de todo dia. Com isso, virei fã do pão de queijo e agora levo todo dia.

Neste fim de semana estava lendo alguns artigos sobre pricing, estratégias comerciais, vendas e também pensei nos motivos pelos quais me tornei fã desta rede de padarias.

Você deve estar se perguntando… o que tem a ver pão de queijo com pricing? E eu te respondo: tudo!

Nessa padaria consigo identificar algumas estratégias comerciais que fariam várias redes varejistas tirarem o chapéu!

Vamos pelo básico…

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Atendimento:

Nem preciso me repetir… turma bem treinada, e com acompanhamento! Eles sabem como conquistar o cliente!

Ambiente:

Sempre claro, limpo, prateleiras baixas para que você consiga visualizar toda loja, produtos organizados e bem expostos, todos precificados, nunca encontrei produtos vencidos ou embolorados, sim, em outros estabelecimentos já encontrei.

Preços:

O ticket médio destas lojas, certamente é maior que o de seus concorrentes.

Pensando em variedade de preços, eles possuem uma gama variada de produtos que se diferenciam em preço, por exemplo: pão francês, pão doce comum, pães especiais, pães de fermentação natural e muito mais. Outro ponto importante, os preços são diferenciados por loja, pois são uma rede e atendem vários públicos.

Sortimento:

Amplo sortimento de produtos de acordo com perfil de público e tamanho de loja.

Comunicação:

O padrão de comunicação é simples e claro. Nos horários de pico, é bem comum que os funcionários divulguem os produtos que saíram do forno em alto e bom tom! Olha o pão de queijo quentinho! Divulga um. Olha a croissant fresquinho! Grita o outro! Uma festa!

São outros tantos aspectos que fazem parte desta estratégia, como por exemplo, a venda de produtos complementares (pães >> vinhos >> queijos), as vagas de estacionamento que são disponibilizadas nas maiores lojas, além de restaurante e cafeteria dentro do mesmo ambiente da padaria.

Enfim, é uma padaria que dá um show de estratégia comercial e pricing que poderiam ser replicados em outros tipos de negócio.

Na próxima vez que estiver em comprando, ou quem sabe vendendo, um café com pão de queijo, lembre da minha história e reflita sobre sua estratégia comercial e de pricing.

Até a próxima!

Alexandre Gasparini
varejoemrede.com.br

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Especialista em varejo e negócios e idealizador do Varejo em Rede e do Clube do Comprador. Entre em contato: [http://linkedin.com/in/alexandregasparini]

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