Você já parou pra pensar sobre as várias possibilidades de perder dinheiro em seu negócio? Sim, isto mesmo! Formas de perder dinheiro e ver a rentabilidade escorrer por entre os dedos.
Pois é, existem várias! Como não nos contentamos com o que já temos, sempre é possível inventar mais uma. Sim, infelizmente esta é a realidade de várias organizações Brasil afora.
Quando uma organização já não vai tão bem, é muito provável que todos os esforços para promover a virada nos resultados estejam sendo aplicados, com isto, tudo é analisado com lupa, todos os resultados revisados, indicadores e processos são amplamente estressados de forma a garantir a máxima performance do negócio e assim evitar as perdas monetárias.
Agora, um dos piores cenários e por incrível que pareça muito normal, é a empresa perder muito dinheiro exatamente quando mais fatura. Quando o faturamento é muito forte ele pode maquiar alguns números importantes, como por exemplo, as despesas que variam de acordo com a venda, despesas com operações financeiras, comissões, etc. Acredite! Em momentos de forte otimismo também é necessária cautela.
Por exemplo, no varejo existem várias formas, entre elas:
- Descontos excessivos;
- Falta de controle de despesas;
- Preço de produtos incompatíveis com o mercado de atuação;
- Equipe de vendas desmotivada;
- Falta de controle nas rotas de frete;
E por aí vai…
Agora, existem formas mais sutis e por vezes até invisíveis e difíceis de mensurar. Por exemplo, perder dinheiro com CADASTRO DE SEUS PRODUTOS.
O cadastro do produto é o que garante entre outros aspectos, a armazenagem adequada, distribuição menos onerosa, mensuração correta dos resultados de vendas e outros dois aspectos muito importantes: correta formação do preço de vendas e da arrecadação dos impostos.
Imagine só, na formação do preço de venda de um produto que você espera 20% de lucro, mas no final das contas ele dá um prejuízo de 5%, pois, a sua classificação em relação aos impostos estava incorreta.
Ou depois de alguns anos você percebe que pagou impostos demais e seu lucro foi totalmente corroído, quer mais? imagina não ter pago corretamente os impostos nos últimos 5 anos. Percebe o tamanho da dor de cabeça com a receita?
O cadastro de produtos é um assunto tão relevante, que em grandes empresas e companhias mais maduras, existem áreas inteiras destinadas ao cadastro de mercadorias.
Mas, o que você precisa saber sobre cadastro de produtos para evitar perdas desnecessárias?
- No Brasil são criadas aproximadamente 46 novas regras tributárias por dia útil;
- Ou seja, você precisa estar atento para as normas de validação tributária para saber se os tributos estão sendo corretamente arrecadados.
- Você precisa garantir que seu sistema de Gestão esteja adequadamente parametrizado e que o cadastro de seus produtos esteja adequadamente validado. Estes sistemas geralmente validam ICMS, PIS/COFINS, MVA e apoiam na formação do preço de vendas.
- NCM: A “Nomenclatura Comum do Mercosul”, é um código de oito dígitos que tem a finalidade de identificar a natureza das mercadorias que circulam no Brasil. O NCM é um código hierárquico, que é dividido em níveis. Os dois primeiros dígitos indicam o capítulo, os dois seguintes uma posição e os demais especificam o grupo. Este código estipula as regras de tributação de ICMS, substituição tributária, IPI e demais impostos para cada produto. Esta informação deve estar na nota fiscal da mercadoria e em caso de dúvidas, consulte seu contador.
Dicas:
- Consulte o NCM dos produtos movimentados (Link),
- Confronte com o numero contido na nota fiscal,
- Valide as informações com o fornecedor,
- Verifique os parâmetros do sistema,
- Confronte os números de margem/lucro para ter certeza que estão corretos,
- Solicite apoio ao contador em caso de dúvidas.
Invista no conhecimento sobre cadastro de produtos, ele é fundamental para os resultados de sua empresa. Capacite seu time e em caso de dúvidas consulte seu contador, ele poderá fornecer as orientações necessárias.
Por fim, fique de olho nos resultados de seu negócio, acompanhe despesas com frequência, questione e valide os números de vendas e margem. Você só tem a ganhar e dessa forma pode evitar surpresas desagradáveis.
✔Fique ligado, cadastre-se AGORA no http://bit.ly/VarejoEmRede e saia na frente!
#Varejo #VarejoEmRede #TimeDeCompras #Compras
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários