Você já parou pra pensar sobre as várias possibilidades de perder dinheiro em seu negócio? Sim, isto mesmo! Formas de perder dinheiro e ver a rentabilidade escorrer por entre os dedos.

Pois é, existem várias! Como não nos contentamos com o que já temos, sempre é possível inventar mais uma. Sim, infelizmente esta é a realidade de várias organizações Brasil afora.

Quando uma organização já não vai tão bem, é muito provável que todos os esforços para promover a virada nos resultados estejam sendo aplicados, com isto, tudo é analisado com lupa, todos os resultados revisados, indicadores e processos são amplamente estressados de forma a garantir a máxima performance do negócio e assim evitar as perdas monetárias.

Agora, um dos piores cenários e por incrível que pareça muito normal, é a empresa perder muito dinheiro exatamente quando mais fatura. Quando o faturamento é muito forte ele pode maquiar alguns números importantes, como por exemplo, as despesas que variam de acordo com a venda, despesas com operações financeiras, comissões, etc. Acredite! Em momentos de forte otimismo também é necessária cautela.

Por exemplo, no varejo existem várias formas, entre elas:

  1. Descontos excessivos;
  2. Falta de controle de despesas;
  3. Preço de produtos incompatíveis com o mercado de atuação;
  4. Equipe de vendas desmotivada;
  5. Falta de controle nas rotas de frete;

E por aí vai…

Agora, existem formas mais sutis e por vezes até invisíveis e difíceis de mensurar. Por exemplo, perder dinheiro com CADASTRO DE SEUS PRODUTOS.

O cadastro do produto é o que garante entre outros aspectos, a armazenagem adequada, distribuição menos onerosa, mensuração correta dos resultados de vendas e outros dois aspectos muito importantes: correta formação do preço de vendas e da arrecadação dos impostos.

Imagine só, na formação do preço de venda de um produto que você espera 20% de lucro, mas no final das contas ele dá um prejuízo de 5%, pois, a sua classificação em relação aos impostos estava incorreta.

Ou depois de alguns anos você percebe que pagou impostos demais e seu lucro foi totalmente corroído, quer mais? imagina não ter pago corretamente os impostos nos últimos 5 anos. Percebe o tamanho da dor de cabeça com a receita?

O cadastro de produtos é um assunto tão relevante, que em grandes empresas e companhias mais maduras, existem áreas inteiras destinadas ao cadastro de mercadorias.

Mas, o que você precisa saber sobre cadastro de produtos para evitar perdas desnecessárias?

  1. No Brasil são criadas aproximadamente 46 novas regras tributárias por dia útil;
    1. Ou seja, você precisa estar atento para as normas de validação tributária para saber se os tributos estão sendo corretamente arrecadados.
  2. Você precisa garantir que seu sistema de Gestão esteja adequadamente parametrizado e que o cadastro de seus produtos esteja adequadamente validado. Estes sistemas geralmente validam ICMS, PIS/COFINS, MVA e apoiam na formação do preço de vendas.
  3. NCM: A “Nomenclatura Comum do Mercosul”, é um código de oito dígitos que tem a finalidade de identificar a natureza das mercadorias que circulam no Brasil. O NCM é um código hierárquico, que é dividido em níveis. Os dois primeiros dígitos indicam o capítulo, os dois seguintes uma posição e os demais especificam o grupo. Este código estipula as regras de tributação de ICMS, substituição tributária, IPI e demais impostos para cada produto. Esta informação deve estar na nota fiscal da mercadoria e em caso de dúvidas, consulte seu contador.

Dicas:

  • Consulte o NCM dos produtos movimentados (Link),
  • Confronte com o numero contido na nota fiscal,
  • Valide as informações com o fornecedor,
  • Verifique os parâmetros do sistema,
  • Confronte os números de margem/lucro para ter certeza que estão corretos,
  • Solicite apoio ao contador em caso de dúvidas.

Invista no conhecimento sobre cadastro de produtos, ele é fundamental para os resultados de sua empresa. Capacite seu time e em caso de dúvidas consulte seu contador, ele poderá fornecer as orientações necessárias.

Por fim, fique de olho nos resultados de seu negócio, acompanhe despesas com frequência, questione e valide os números de vendas e margem. Você só tem a ganhar e dessa forma pode evitar surpresas desagradáveis.

 

✔Fique ligado, cadastre-se AGORA no http://bit.ly/VarejoEmRede e saia na frente!

#Varejo #VarejoEmRede #TimeDeCompras #Compras

 

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Especialista em varejo e negócios e idealizador do Varejo em Rede e do Clube do Comprador. Entre em contato: [http://linkedin.com/in/alexandregasparini]

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *